USUÁRIOS ON LINE

CONTADOR DE LEITORES E VISITANTES

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A terra treme sob os pés de Serra


BLOG DO NOBLAT
Ainda sobre a pesquisa Datafolha para presidente da República, informa O Globo:

"No cenário em que Dilma aparece com 28% e Serra com 32%, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) tem 12% das intenções de voto (contra 13% na sondagem de dezembro), à frente da senadora Marina Silva, do PV (com 8%, mesmo percentual do fim do ano passado). Brancos, nulos ou nenhum somaram 9%; indecisos, 10%.

O Datafolha também considerou um cenário sem o nome de Ciro Gomes. Neste caso, Serra fica com 38% dos votos (eram 40% em dezembro), contra 31% de Dilma (que antes tinha 26%).

Mais importante, porém, é a constatação de que seriam menores hoje as chances de vitória do tucano ainda no primeiro turno.

Em dezembro passado, também sem o nome do PSB, Serra tinha 40% das intenções de voto, mais do que os 37% somados de Dilma e Marina. Agora, enquanto Serra caiu para 38%, a somatória dos votos atribuídos às candidatas do PT e do PV cresceram para 41%.

Outro cenário considerado foi com o nome do governador Aécio Neves, de Minas, como candidato a presidente pelo PSDB. Sem Ciro Gomes, Dilma vai a 34% das intenções de voto, contra 18% do tucano. Com Ciro, Dilma tem 30%, à frente do próprio Ciro (21%) e de Aécio (13%).

A diferença que separa Dilma e Serra também sofreu forte redução na simulação para o segundo turno das eleições deste ano.

As intenções de voto a favor de Serra caíram de 49%, em dezembro, para 45%. Já Dilma foi de 34% para 41%, o que fez com a vantagem do tucano despencasse no período de 15 para quatro pontos percentuais. Com Aécio na disputa, a ministra vence com 48% contra 26%.

Em outra pergunta, o Datafolha mediu o grau de rejeição dos candidatos. O de Serra subiu de 19% para 25%. Dilma oscilou de 21% para 23%. Ciro foi de 21% para 23%. E Marina, de 17% para 19%.

Pelo Datafolha, o presidente Luis Inácio Lula da Silva manteve inalterado seu índice de popularidade, com aprovação de 73% dos eleitores - um ponto a mais do que em dezembro. Dos entrevistados, 20% consideraram o governo regular e 5%, péssimo ou ruim.

Ainda de acordo com o DataFolha, Lula mantém sua popularidade mesmo entre eleitores que declararam voto em Serra (62% de ótimo/bom). Já entre os eleitores de Dilma, esse índice chega a 92%."

Nenhum comentário: