USUÁRIOS ON LINE

CONTADOR DE LEITORES E VISITANTES

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Secretário diz que valor da passagem será mantido


O Imparcial Online

Estudantes e vereadores ouviram o esclarescimento do secretário


O secretário municipal de Trânsito e Transportes de São Luís, Ribamar Oliveira, afirmou que a possibilidade de revogação da decisão do aumento nas tarifas de transporte público é quase inexistente. A declaração foi dada após o final do painel sobre aumento de tarifas no transporte público, realizado na manhã desta quarta-feira, 24, na Câmara de Vereadores.

“O reajuste está posto e está bem fundamentado, uma vez que é fruto de muitas discussões entre o poder público, empresas e órgãos da sociedade civil”, esclareceu o secretário.

Ainda segundo Oliveira, o painel proposto pela câmara serviu para que as causas e motivos do reajuste das tarifas fossem expostos a todos.

Durante a apresentação, o secretário expôs alguns números que serviram de embasamento para a decisão tomada no último dia 13. Foi exposto que o sistema de transporte público da capital atende mais de 17 milhões de usuários por mês, desse total, pouco mais de 13 milhões são pagantes, ou seja, 4,79 milhões são usuários de passe livre.

Além desses números, Ribamar Oliveira reafirmou o propósito acertado entre a prefeitura e os empresários para renovação da frota em cerca de 300 ônibus.

A mesa do painel foi composta também por representantes do Sindicato das Empresas de Transportes (SET), da Associação Metropolitana de Estudantes (Ames), do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da União dos Estudantes Secundaristas do Maranhão (Uesma), do Movimento Estudantil Independente (MEI) e da Federação de Entidades Comunitária (FEC).

Três dias de confusão

Mais um tumulto decorrente de discussões sobre o aumento das passagens no transporte público aconteceu na câmara de vereadores. Pelo terceiro dia consecutivo a confusão foi gerada por desentendimentos entre a presidente da União Municipal dos Estudantes (Umes) Islânia Vieira e os parlamentares do legislativo municipal.

A estudante, que não estava entre os convidados com direito a palavra no painel, tentou tomar a palavra. Como o presidente da Câmara, Isaias Pereirinha, não permitiu que a mesma falasse, ela pronunciou várias palavras de protesto, sendo retirada do local por seguranças da casa.

Nenhum comentário: