USUÁRIOS ON LINE

CONTADOR DE LEITORES E VISITANTES

sábado, 14 de março de 2009

Hora de trabalhar

Reproduzo abaixo editorial de capa do Diário da Manhã de hoje, sexta-feira, 13:

Hora de trabalhar

O prefeito João Castelo (PSDB) fez campanha prometendo modernizar São Luís. Eleito, ninguém irá cobrar, com dois meses e meio de administração, a esperada modernização. Mas se pode, no entanto, cobrar que os serviços básicos funcionem. O chamado feijão-com-arroz administrativo não precisa de longevidade para ser posto em prática.
As comunidades dos bairros pobres – sempre as comunidades mais carentes – já começam a reclamar da coleta de lixo. Os carros de coleta, segundo eles, passam em horário impróprio ou nem chegam a passar.
O serviço de iluminação pública, a cargo da prefeitura, começa a não funcionar como deveria. E é um serviço essencial. Ruas e avenidas com iluminação precária, ou sem iluminação, servem como reforço a assaltantes.
Ruas e avenidas permanecessem esburacadas. A desculpa são as chuvas? Na semana passada a cidade teve vários dias de pleno sol, mas ninguém viu um único trabalhador a realizar pelo menos os serviços de tapa-buracos.
Viu-se, isso sim, e desde que o prefeito tomou posse, serviços na avenida dos Holandeses de plantio de pés de carnaúba e, em alguns pontos, a plantação de grama. O trabalho paisagístico é importante, mas não é essencial no momento. Coisas essenciais pedem maior atenção. Não é o caso, agora, sequer de questionar os tais pés de carnaúba.
A saúde no município de São Luís não é precária, é um caos. Nenhum dos chamados postos de saúde funciona. Eis aí a prioridade das prioridades. 60%, no mínimo, da esculhambação que se observa na saúde há 20 anos sob o domínio do PDT na prefeitura, seriam reduzidas se esses postos fossem prioridade. Por exemplo: ninguém que quebra o braço precisaria ir a um dos Socorrões. Seria atendido no posto de saúde. E os Socorrões não seriam a ante-sala da angústia e da morte.
Pois é. Por 20 anos o PDT esteve à frente da Prefeitura de São Luís. São Luís não foi modernizada, empresários não receberam incentivos para se tornar competitivos e todos os bairros de São Luís não contam até hoje com infra-estrutura. Dos bairros mais pobres aos mais ricos, vêm-se esgotos a céu aberto. A desculpa de que a responsabilidade é da Companhia de Águas e Esgoto nunca fez sentido, sobretudo depois que o mesmo PDT passou a governar o Estado, lá se vão mais de dois anos.
Ninguém desconhece as potencialidades de São Luís. Mas todos sabem que a inoperância e os desvios de conduta dos sucessivos gestores públicos têm possibilitado à cidade vergonhosa posição na escala de desenvolvimento de cidades brasileiras. Somos últimos em tudo. E basta observar as condições de vida da população de São Luís para logo saber de nosso pífio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Acabou-se a eleição, desmancharam-se os palanques. É hora de trabalhar. O prefeito João Castelo e sua equipe precisam priorizar, achar soluções para as áreas mais precárias da cidade.


Escrito por Roberto Kenard às 10h42
http://robertokenard.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário: