USUÁRIOS ON LINE

CONTADOR DE LEITORES E VISITANTES

quarta-feira, 24 de março de 2010

Carta aos delegados e delegadas ao Encontro do PT


Companheiras, companheiros,

Os que assinam esta carta são lutadores sociais, petistas e não petistas, todos com contribuições à luta popular e ao projeto de construir uma sociedade justa, democrática e fraterna.
E é na condição de companheiros de luta que nos dirigimos a todos os delegados e a todas as delegadas para fazer um apelo pela unidade do campo democrático e popular.
O PT decidirá se fará aliança com o PCdoB e o PSB, aliados históricos; ou se marchará com o PMDB/DEM, adversários históricos. Se mobilizará o forte sentimento de mudança e renovação presente no coração do povo maranhense; ou se capitulará ao velho poder oligárquico que tantos males causou e causa ao nosso estado. Se fortalecerá o bloco de esquerda que dá sustentação ao presidente Lula ou se fortalecerá ainda mais o PMDB.
O caminho está aberto, as chances de uma vitória do povo são muito grandes.
È hora de mobilizar o povo em defesa das conquistas do governo Lula e de fazer com que as mudanças na política de nosso país sejam também feitas no Maranhão.
Por isso tudo é que fazemos um apelo público a todos vocês, delegados e delegadas, a manterem a coerência com o que construímos com sacrifício ao longo de tantos anos.

Vamos ficar juntos, companheiros. Com Flávio Dino governador e Dilma presidente.
Palavra de companheiros.
Francisco Gonçalves da Conceição - professor UFMA, ex-presidente do PT/MA
Ricarti Almeida Santos, Coordenador Cáritas - MA
Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo - Professora UFMA
Rogério Tomaz Jr., jornalista. Miltante dos direitos humanos
Marcos Franco Couto: jornalista, presidente da AMI
Júlio Guterres - Presidente da CTTB
Júlio Pinheiro -`Pres. SINPROESEMMA
Joel Nascimento - Pres. Sindmetal
Wagner Cabral - históriador, professor da UFMA
Joisieane Gamba, o advogada, militante direitos humanos, ex-presidente do PT de São Luís.
Marcelo Sampaio Carneiro - Professor da UFMA
Antonio Expedito Barroso - Biólogo, Professor UEMA/Imperatriz Leonardo Santos Cordeiro - Presidente da União da Juvenude Socialista
Mary Ferreira, bibliotecária, militante do movimento feminista e professora da UFMA
Ed Wilson Araujo - jornalista, professor da UFMA
Joaquim Alves de Sousa(Joaquim de Mangabeiras) - Diretor da FETAEMA
Gustavo Santos-DCE UFMA
Paulo Gustavo (Totti) Coordenador-Circuito Universitário de Cultura e Arte CUCA
Henrique Carneiro-Sec.Juventude/PCdoB/São Luis
Davisson Nascimento-Sec.Estadual de Juventude PCdoB/MA
Fábio César vice-presidente UJS/MA
Roberto César Cunha (Carlão) Tesoureiro-UJS/MA
Débora Máximo-Dir. Comunicação UJS/MA

segunda-feira, 22 de março de 2010

Deu na Carta Capital: Maranhão: Limites da conveniência

O PT também está rachado no Maranhão. A divisão se dá entre petistas que querem apoiar a eleição de Roseana Sarney (PMDB) e os que tentam tirar o poder de uma oligarquia familiar. Esses se articulam em torno da candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB), parlamentar de destacada atuação no Congresso e, também, na base governista.

É um conflito que se repete em outros estados. O PT não cedeu na Bahia. Mas deve ceder em Minas, em nome do acordo nacional com o PMDB.

A resistência no Maranhão é à oligarquia Sarney, que completa 45 anos. Ela nasceu com a eleição de José Sarney para o governo do estado, em 1965, com apoio do marechal Castelo Branco. Sarney foi peça importante de sustentação da ditadura quase todo o tempo. Sim, quase: foi udenista até a UDN acabar; arenista até a Arena acabar; pedessista até o PDS acabar, mas abandonou o regime militar antes que acabasse. Esperta atitude.

No dia 27, os petistas vão decidir. O PT e o PMDB fizeram um casamento de conveniência. Relação de conveniência tem limites. Esse caso estabelece o limite. O Maranhão, para a nossa desdita, é o enclave mais atrasado do Brasil. Herança da oligarquia que sufoca o progresso econômico-social e mancha o lábaro estrelado.

sábado, 20 de março de 2010

Sindicalistas do PCdoB fazem apelo a unidade com petistas

Em carta dirigada aos sindicalistas que integram o Partido dos Trabalhadores no Maranhão, dirigentes sindicais do PCdoB fizeram um apelo à unidade dos dois partidos e mais o PSB em torno da candidatura do deputado Flávio Dino ao governo do Maranhão.
Sindicalistas filiados ao PCdoB divulgaram na última semana uma carta dirigida aos seus colegas sindicalistas do PT pregando a unidade dos partidos de esquerdas nas próximas eleições. A carta faz um apelo para que os petistas aprovem no seu Congresso Estadual, marcado para os dias 26 e 27, o apoio à candidatura do deputado federal Flávio Dino ao governo.
Na carta os sindicalistas avaliam que o Maranhão está numa encruzilhada e que uma "decisão errada neste momento pode condenar o nosso povo a continuar por muito mais tempo na difícil situação em que vive".
Nesta encruzilhada, explicam, "de um lado temo o caminho que conduz para a manutenção do que está aí há de mais de quarenta anos e cunas políticas só tem piorado a situação dos maranhenses, e de outro temos o caminho que conduz ao encontro com a esperança de dias melhores, mas que só será possível a partir das união do PT, PCdoB, PSB e demais forças do campo popular, democrático e progressista em torno de um projeto de desenvolvimento(...) que distribua renda, promova a justtiça e valorize o trabalho". Neste momento, completam, esse caminho "se materizaliza na candidatura do deputado Flávio Dino a governador".
Ao final os sindicalistas fazem uma conclamação ao engajamento dos sindicalistas do PT. "É hora de empunharmos a bandeira da mudança e da esperança, não podemos perder essa oportunidade", finalizam.

segunda-feira, 15 de março de 2010

O debate com o PT

Muito bom o evento promovido por lideranças petistas no sábado, em São Luís, em apoio à minha pré-candidatura a governador. Cerca de 300 dirigentes do PT presentes, muita animação e convergência nos discursos.
A direção nacional do PCdoB foi representada por nossa vice-presidente, Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda e atual secretária de Ciência e Tecnologia do Governo de Pernambuco, a qual fez um discurso firme e claro em favor de uma aliança de esquerda no Maranhão.
Na reunião, reiterei o meu propósito de disputar o Governo do Estado, com apoio do PT, do PSB, e outros partidos, empunhando a bandeira da mudança e da renovação.
Também disse o mesmo ao amigo e companheiro Vilmar Lacerda, membro da direção nacional do PT. Aliás, botafoguense como eu. Por aproximadamente duas horas, analisamos a conjuntura estadual e apresentei a ele os argumentos que sustentam a manutenção do campo histórico PT-PCdoB no Maranhão.
Nós do PCdoB respeitamos a autonomia do PT. Não fazemos pressões ilegítimas. Limitamo-nos ao diálogo respeitoso e institucional com todas as correntes e tendências do PT. Nós podemos fazer isso, pois temos relações políticas e pessoais sólidas, construídas em décadas de convivência e lutas sociais.
Finalmente, reitero o que disse no sábado. Estou totalmente à disposição para debater no Encontro do PT com os demais pré-candidatos a governador, como a lei eleitoral autoriza.
--
Márcio Jerry

segunda-feira, 8 de março de 2010

PLENARIA ESTADUAL DA UJS REAFIRMA O PAPEL DE VANGURADA DA JUVENTUDE NAS MUDANÇAS DO ESTADO


O presidente da estadual da UJS Leonardo Cordeiro e o secretário estadual de juventude do PC do B Davison em plenaria que reuniu a direção e militantes de varias cidades do interior e da capital, falaram sobre a conjuntura estadual e a oportunidade neste quadro de elegermos um candidato de esquerda que consegue agregar todas as forças progressistas do estado e com prometido com o desenvolvimento social e na retirada do atraso histórico do nosso estado projeto este configurado pelo nome dep. Federal Flávio Dino DO PC do B também foi abordado a necessidade de construção com as juventudes de esquerdas como a JPT,JSB e demais juventudes progressista um programa de governo avançado e voltado para juventude.

A plenária também contou com a presença do dirigente da JSB Neto que fez a sua saudação em nome da juventude socialista brasileira e ressaltou a disposição que a JSB tem em enfrentar o desafio eleitoral no estado este ano e construção de um programa específico.

Entre os vários encaminhamentos políticos tirados na plenária ouve o de construir um diálogo entre às juventudes de esquerda e progressista no Maranhão.Apontando compromisso histórico da juventude com a luta contra as forças atrasadas que impedem a construção de um projeto de desenvolvimento autônomo com: inclusão social, educação de qualidade e geração de emprego e renda.

8 de Março: mais de cem anos de lutas e conquistas das mulheres

Marcado como um dia de manifestações, reivindicações e celebrações, o Dia Internacional da Mulher desse ano tem um sabor especial: celebra seus cem anos. Entretanto, o histórico de luta das mulheres mundo afora é mais antigo que a data. E ainda há um longo e árduo caminho a se percorrer.
O Dia Internacional da Mulher tem sua origem nas lutas e na militância das mulheres socialistas. A data começou a ser comemorada em 1910, quando a socióloga Clara Zetkin propôs, durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, na Dinamarca, a criação de um marco para lembrar a luta das mulheres nas fábricas.

Os registros históricos indicam que seria uma homenagem à iniciativa de operárias russas que nessa data realizaram uma greve contra a fome, a guerra e o czarismo. Porém, durante décadas a história de que a referência seria a morte, em 1857, de cem tecelãs norte-americanas em greve pela redução da jornada de trabalho, vítimas de um incêndio criminoso, serviu como referência.

Mas, a escolha do dia 8 de Março só ocorreu na Conferência Internacional das Mulheres Comunistas, em 1921, como homenagem às mulheres de São Petersburgo que desencadearam a greve geral de 1917, saindo às ruas de Petrogrado contra a fome, a guerra e o czarismo, desencadeando a Revolução Russa. A partir de 1960, essa tradição recomeçou como um grande acontecimento internacional. Então , em 1975, as Nações Unidas decidiram consagrar 08 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

sexta-feira, 5 de março de 2010

VOLTA AS AULAS: DCE DA UFMA CHAMA OS ESTUDANTES A LUTA

O Diretório Central dos Estudantes da UFMA recepciona os calouros chamando para a luta pela revogação do aumento das passagens decretado pela prefeitura.

CLIQUE AQUI

quinta-feira, 4 de março de 2010

No JP Reforço a Flávio Dino

O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), ex-presidente da Câmara Federal, saiu de Imperatriz ontem convencido do potencial que tem a candidatura de seu colega de bancada, deputado Flávio Dino, ao governo do Maranhão.

Num jantar anteontem ouviu do prefeito tucano Sebastião Madeira a previsão de que Dino tem condições de chegar ao segundo turno e vencer a eleição.

E ontem, num café da manhã, ouviu da direção local do PT que a tendência do partido é apoiar Flávio Dino numa coligação com o PCdoB e PSB.

terça-feira, 2 de março de 2010

MAIORIA DOS VEREADORES VOTA A FAVOR DO AUMENTO DE PASSAGEM

Ontem pela manhã durante o pequeno expediente da câmara foi apresentado para votação o requerimento da ver. Rose Sales pedindo a suspensão do aumento de 23,5% sendo que só votaram a favor do requerimento a autora do mesmo Rose Sales PC do B e o ver. Fernando Lima PC do B.
Os demais vereadores presentes votaram pela permanência do aumento de passagem na cidade.