USUÁRIOS ON LINE

CONTADOR DE LEITORES E VISITANTES

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Biografía de João Castelo, "realizador".

Castelo só faz: mal

1979: Castelo é governador biônico, ou seja, colocado pela ditadura militar que governava o país na época; reprime violentamente a greve da meia-passagem, que ocorrera em virtude de São Luis ser uma das poucas capitais que não tinha esse direito aos estudantes; enquanto isso em março deste mesmo ano 170 mil metalúrgicos param o ABC paulista em greve. O carismático dirigente LULA liderou memoráveis assembléias no estádio de vila Euclides, cujos participantes não se intimidaram diante do aparato policial, greve esta também marcada pela repressão.

1980: pratica inúmeros casos de nepotismo no governo do estado (empregava milhares de pessoas sem concurso publico sendo a maioria de sua família), o fato ganhou manchete nacional no Jornal do Brasil.


1984: João Castelo coordena a campanha no colégio eleitoral do maranhão de Paulo Maluf PDS, Maluf era o candidato da ditadura militar para presidente da republica na época; Um ano depois, nova greve dos metalúrgicos provocou a intervenção do governo federal no Sindicato de São Bernardo e a prisão de Lula e de outros dirigentes sindicais com base na Lei de Segurança Nacional. Foram 31 dias de prisão, situação agravada pelo falecimento de sua mãe.

1985: elege sua mulher Gardênia Castelo prefeita de São Luis e juntos demitem mais de 14 mil funcionários; tocam fogo na prefeitura e todos os seus documentos; e novamente volta a pratica nepotismo.

1989: João Castelo coordena a campanha no maranhão de Fernando Collor de Melo para presidente da republica, campanha esta que Collor vence LULA segundo turno (o governo de Collor foi marcado por grandes taxas de inflação, confisco de poupança bancarias dos brasileiros e demissão de funcionários públicos e por sua renúncia diante do movimento cara pintadas que pedia o seu impeachment por causa de inúmeros casos de corrupção

1994 a 2002: João Castelo participou e governou junto com FHC PSDB, governo marcado por uma política de grandes privatizações que resultou, por exemplo, na venda da VALE e no maranhão a CEMAR e Banco do Estado; sucateamento da educação básica e das universidades; violenta repressão ao movimento estudantil e social.

2003 a 2008: participou e participa da oposição(PSDB) ao governo lula e a todos os seus programas sociais como o prouni, bolsa família, bolsa escola e votações no congresso como contra a obrigatoriedade do ensino filosofia e sociologia e piso nacional 950 reais para os professores.

2008: emprega vários familiares na emape (empresa publica) com salários acima de 8 mil reais; Fecha um acordo com os empresários para aumentar a passagem assim que eleito.

Castelo construiu varias obras sem sentido social e deixou inúmeras inacabadas, sem falar do Ita-Luis construído para fornecer a maior parte de sua água para a Alumar de graça ate hoje, Castelo representa o atraso e as velhas praticas de antigos grupos dominantes do maranhão de qual ele fez parte, ele faz parte da ultima oligarquia que existe no maranhão o grupo do PSDB liderados pelo dep. Federal Roberto Rocha este grupo que tenta racha o maranhão em dois mais não para beneficio do estado mas para entrega a região sul a meia dúzia de latifundiários que destroem o serrado maranhense.

Nenhum comentário: