quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Irreverência: Nova Fórmula Para Sensibilizar Maus Gestores
Sem muito a fazer em relação ao descaso das autoridades para com a infra-estrutura de seus bairros, moradores vêm diversificando as formas de protestar contra a falta de ação do poder público. Nos últimos meses, percebe-se uma mudança de estratégia de várias comunidades para sensibilizar as autoridades sobre os problemas que enfrentam. Movidos por aguçado senso criativo e elevada dose de ironia, populares passaram a trocar a violência - externada em forma bloqueios de ruas e avenidas, incêndios e até depredação de ônibus e prédios públicos - pela criatividade ao fazer seus reclames, dando verdadeiros tapas de luva nos maus gestores que elegeram.
Em São Luís, a mais recente manifestação foi idealizada por moradores da avenida Pavão Filho, principal via de acesso à Janaína, um dos muitos bairros situados no entorno da Cidade Operária. Revoltados com o estado precário da via, eles confeccionaram um boneco e o batizaram de “João Buracão”, em alusão ao personagem que, recentemente, fez estrondoso sucesso Brasil a fora ao aparecer em denúncias de falta de conservação de vias públicas.
Nacionalmente, a presença de ”João Buracão” sensibilizou um número significativo de prefeitos e outros agentes públicos. O boneco deu ajuda providencial para a resolução de uma série de problemas, tornando-se uma figura extremamente popular e necessária. No plano local, ainda não é possível saber se a estratégia terá o mesmo resultado. Só o tempo e o bom senso dirão.
Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário