USUÁRIOS ON LINE

CONTADOR DE LEITORES E VISITANTES

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A terra treme sob os pés de Serra


BLOG DO NOBLAT
Ainda sobre a pesquisa Datafolha para presidente da República, informa O Globo:

"No cenário em que Dilma aparece com 28% e Serra com 32%, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) tem 12% das intenções de voto (contra 13% na sondagem de dezembro), à frente da senadora Marina Silva, do PV (com 8%, mesmo percentual do fim do ano passado). Brancos, nulos ou nenhum somaram 9%; indecisos, 10%.

O Datafolha também considerou um cenário sem o nome de Ciro Gomes. Neste caso, Serra fica com 38% dos votos (eram 40% em dezembro), contra 31% de Dilma (que antes tinha 26%).

Mais importante, porém, é a constatação de que seriam menores hoje as chances de vitória do tucano ainda no primeiro turno.

Em dezembro passado, também sem o nome do PSB, Serra tinha 40% das intenções de voto, mais do que os 37% somados de Dilma e Marina. Agora, enquanto Serra caiu para 38%, a somatória dos votos atribuídos às candidatas do PT e do PV cresceram para 41%.

Outro cenário considerado foi com o nome do governador Aécio Neves, de Minas, como candidato a presidente pelo PSDB. Sem Ciro Gomes, Dilma vai a 34% das intenções de voto, contra 18% do tucano. Com Ciro, Dilma tem 30%, à frente do próprio Ciro (21%) e de Aécio (13%).

A diferença que separa Dilma e Serra também sofreu forte redução na simulação para o segundo turno das eleições deste ano.

As intenções de voto a favor de Serra caíram de 49%, em dezembro, para 45%. Já Dilma foi de 34% para 41%, o que fez com a vantagem do tucano despencasse no período de 15 para quatro pontos percentuais. Com Aécio na disputa, a ministra vence com 48% contra 26%.

Em outra pergunta, o Datafolha mediu o grau de rejeição dos candidatos. O de Serra subiu de 19% para 25%. Dilma oscilou de 21% para 23%. Ciro foi de 21% para 23%. E Marina, de 17% para 19%.

Pelo Datafolha, o presidente Luis Inácio Lula da Silva manteve inalterado seu índice de popularidade, com aprovação de 73% dos eleitores - um ponto a mais do que em dezembro. Dos entrevistados, 20% consideraram o governo regular e 5%, péssimo ou ruim.

Ainda de acordo com o DataFolha, Lula mantém sua popularidade mesmo entre eleitores que declararam voto em Serra (62% de ótimo/bom). Já entre os eleitores de Dilma, esse índice chega a 92%."

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PCdoB,PT e PSB constroem aliança em Imperatriz


Pode começar por Imperatriz a aliança entre PCdoB,PT e PSB para disputar as eleições estaduais de outubro. Ontem ä noite,dirigentes dos três partidos reuniram-se para alinhavar os pontos de uma nota em que defenderão a unidade dos sotores democrático e populares. O deputado estadual Rubens Júnior, do PCdoB, acompanhou a reunião.
Comunistas, petistas e socialistas de Imperatriz pretendem desencadear uma mobilização de todos os diretórios em busca da unidade para disputar as eleições com a candidatura do deputado federal Flávio Dino(PCdoB) ao governo.

De acordo com as lideranças partidárias, o movimento de mobilização pretende envolver todos os municípios do estado, “construindo uma sólida unidade capaz de garantir uma vitória eleitoral na disputa do governo, senado e bancadas de deputados estaduais e federais”.

Até o fechamento desta edição as lideranças não tinham ainda divulgado o teor da nota conjunta, o que deverá ser feito hoje, quinta. Contudo, segundo foi apurado, a nota pretende fazer uma vigorosa conclamação à unidade do PT, PSB e PCdoB.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

NOVELA: O GOLPE DO AUMENTO DE PASSAGEM PARTE II

Painel
Hoje pela manhã na câmara aconteceu o painel para que o secretário da smtt explicasse esse aumento abusivo.

Resistência e Luta
Estavam representado os estudantes um convidado da União dos Estudantes Secundaristas do Maranhão (Uesma) e um do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que questionaram o monopólio das empresas o golpe do aumento abusivo aumento em pleno sábado de carnaval e a caixa preta que é a margem de lucro dessas empresas que sempre alegam prejuízo mais não largam as concessões das linhas.

Palco montado I
Durante o painel se percebeu que estava montado um palco no qual o secretario só apresentou planilhas de custo da passagem que o set forneceu a ele para que justificasse do aumento.

Palco montado II

Já em contra ponto estavam articulados para esse painel duas pseudo-s lideranças do movimento estudantil que nem estavam convidadas segundo requerimento sendo articuladas pelo ver. Ivaldo Rodrigues para fazerem o papel de estudantes que aceitam o aumento e que é tudo pelo bem da população.

Palco montado III

Essa pseudos lideranças estudantis alem de defenderem o aumento tentaram desviar o foco do debate com politicagem barata como eles bem baratinhos sempre prontos para o serviço sujo dos outros neste caso SET/SMTT.

Palco montado IV
Para a galeria foram distribuídas credencias que a maior parte estava direcionada apenas pessoas ligadas a servir de platéia para a SMTT/SET.

Relação SMMT/SET
O secretário Ribamar Oliveira durante duas vezes chegou a ser confundido com sua antiga função de advogado do SET mais fez bem o seu papel de secretário de Castelo e advogou em favor do aumento.

João Cara de Pau
Que não quer e não da às caras neste assunto é culpado disso tudo João Cara de Pau, só envia o seu fantoche as SMTT Ribamar Oliveira.

Repressão uma marca de Castelo I

A só para não perder o costume deste governo autoritário seguranças agrediram a presidente da UMES Islâne Barros por ter protestado durante o painel.

Repressão uma marca de Castelo II

Vale registra a quantidade de guardas metropolitanos durante o painel na câmara para tentar intimidar e criar um clima de medo nas lideranças do movimento social presente caracterizando também um desvio de função da guarda metropolitana

Repressão uma marca de Castelo III
Durante todo o painel se pode observa o reforço desnecessário da tropa de choque, agente sabe que castelo já ta cansado de ouvir isso mais: “policia é pra ladrão pra estudante não”.

Secretário diz que valor da passagem será mantido


O Imparcial Online

Estudantes e vereadores ouviram o esclarescimento do secretário


O secretário municipal de Trânsito e Transportes de São Luís, Ribamar Oliveira, afirmou que a possibilidade de revogação da decisão do aumento nas tarifas de transporte público é quase inexistente. A declaração foi dada após o final do painel sobre aumento de tarifas no transporte público, realizado na manhã desta quarta-feira, 24, na Câmara de Vereadores.

“O reajuste está posto e está bem fundamentado, uma vez que é fruto de muitas discussões entre o poder público, empresas e órgãos da sociedade civil”, esclareceu o secretário.

Ainda segundo Oliveira, o painel proposto pela câmara serviu para que as causas e motivos do reajuste das tarifas fossem expostos a todos.

Durante a apresentação, o secretário expôs alguns números que serviram de embasamento para a decisão tomada no último dia 13. Foi exposto que o sistema de transporte público da capital atende mais de 17 milhões de usuários por mês, desse total, pouco mais de 13 milhões são pagantes, ou seja, 4,79 milhões são usuários de passe livre.

Além desses números, Ribamar Oliveira reafirmou o propósito acertado entre a prefeitura e os empresários para renovação da frota em cerca de 300 ônibus.

A mesa do painel foi composta também por representantes do Sindicato das Empresas de Transportes (SET), da Associação Metropolitana de Estudantes (Ames), do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da União dos Estudantes Secundaristas do Maranhão (Uesma), do Movimento Estudantil Independente (MEI) e da Federação de Entidades Comunitária (FEC).

Três dias de confusão

Mais um tumulto decorrente de discussões sobre o aumento das passagens no transporte público aconteceu na câmara de vereadores. Pelo terceiro dia consecutivo a confusão foi gerada por desentendimentos entre a presidente da União Municipal dos Estudantes (Umes) Islânia Vieira e os parlamentares do legislativo municipal.

A estudante, que não estava entre os convidados com direito a palavra no painel, tentou tomar a palavra. Como o presidente da Câmara, Isaias Pereirinha, não permitiu que a mesma falasse, ela pronunciou várias palavras de protesto, sendo retirada do local por seguranças da casa.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

NOVELA: O GOLPE DO AUMENTO DE PASSAGEM

Tarifa Social Parte do Golpe
O prefeito de São Luis João Castelo tenta aliviar a sua barra decretando a meia-passagem aos domingos promessa sua de campanha mais se esqueceu de avisar durante a campanha para a população que a tarifa social seria condicionada ao aumento abusivo da passagem.

Licitação Publica
O prefeito já demonstrou mesmo que não tem o menor interesse em realizar a licitação para a prestação do serviço de transporte publico.

João Cara de Pau
Com essas e outras atitudes cada vez mais João Cara de Pau mostra para quem ele veio governa os ricos e neste caso para os que detêm o monopólio da prestação do serviço de transporte publico na cidade.

Conluio
Faço minha as palavras do presidente da associação de usuários do transporte publico de São Luís durante sua entrevista ao vivo sexta feira a difusora de que “a conluio dos empresários com a prefeitura”.

Câmara I
Ontem durante a volta do recesso da câmara municipal de vereadores a ver. Rose Sales ocupou a tribuna do plenário para denunciar a forma abusiva e autoritária com que o prefeito decretou o aumento.

Câmara II

O ver. Chico Viana se comportou de maneira arrogante e prepotente bem como o seu chefe João Castelo insultando a sociedade civil organizado insinuando que eram massa de manobra e agredindo verbalmente os estudantes presentes na galeria.

Capacho I

Chico Viana do PSDB e capacho do prefeito na câmara fez o contra ponto foi para a tribuna defender os interesses do SET (sindicato das empresas de transporte) e alegar que na verdade ele tem dados técnicos para justificar um aumento até maior que seria 5,00.

Capacho II

O assunto era tão embaraçoso que começou a trocar alhos com bugalhos e descambou para atacar o governo lula e algumas medidas como redução do IPI, com esse tipo de vereador como representante nos estamos é mal.

Ditador
João Ditador e sua comandita pensam que estão em 79 e agem violentamente a qualquer critica e manifestação contraria, é isso vem e mostra tua cara João Castelo.

Requerimento
Hoje é colocado em votação do plenário da câmara o requerimento da ver. Rose Sales que pede a suspensão do aumento de passagem.

Ministério Publico
O Ministério Publico a através da promotora Lítia Teresa Costa Cavalcante solicitou ao secretário da SMTT Ribamar oliveira explicações, entre as quais razões que levaram ao aumento de 23,5% e especifique quais as empresas que compõe o sistema de transporte coletivo da região metropolitana de são Luis, com seus respectivos trechos, modalidades contratuais, determinando a data de início e expiação dos mesmos.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Gilberto Kassab é cassado e João Castelo se complica mais



O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab foi cassado pela justiça eleitoral de São Paulo por corrupção eleitoral sendo que ele usou pouco mais de R$ 10 milhões ilegais na campanha de 2008, quando foi reeleito prefeito. O dinheiro equivale a 33,87% de todo o dinheiro arrecadado pelo candidato, segundo relatório da Justiça Eleitoral paulista de outubro de 2009. Entre os doadores esta a construtora Camargo Corrêa e a AIB (Associação Imobiliária Brasileira) ambas prestam serviço para a prefeitura de São Paulo e por isso não poderiam fazer doações sendo fontes vedadas.
Já o prefeito de São Luis João Castelo se complica ainda mais com o depoimento do executivo Antônio Lucena Júnior a Comissão de Investigação de Crimes contra o Erário Estadual de que o ex-secretário de meio ambiente do estado e ex-secretário de governo de João castelo Othelino Nova Alves Neto teria cobrado propina de R$ 700 mil para liberar uma licença ambiental a uma empresa que estava estalando um “complexo turístico” na cidade de Carolina, de acordo com depoimento do executivo Otelino neto disse seria para um caixinha que serviria para ressarci despesas da campanha de João Castelo (PSDB) à Prefeitura de São Luís.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

SOCIEDADE ORGANIZADA DE SÃO LUÍS SE MOBILIZA CONTRA O AUMENTO DE PASSAGEM

NOTA

A SOCIEDADE ORGANIZADA FRENTE À AGRESSÃO DO PREFEITO DE SÃO LUÍS, JOÃO CASTELO, EM AUMENTAR AS PASSAGENS DE ÔNIBUS SEM AVISO PRÉVIO, SEM CONSIDERAR AS DIFICULDADES DO POVO, VEM A PÚBLICO MANIFESTAR-SE:
1. CONTRA À ELEVAÇÃO DE 23% DO VALOR DA PASSAGEM DE R$ 1,7O PARA R$2,10, EXIGINDO SUA IMEDIATA SUSPENSÃO;

2. CONTRÁRIA À FORMA AUTORITÁRIA, ANTIDEMOCRÁTICA COM QUE O AUMENTO SE DEU, PELO OPORTUNISMO DE UTILIZAR O PERÍODO DE CARNAVAL PARA EFETUAR NA SURDINA O ABUSIVO AUMENTO;

3. PELA EFETIVA MELHORIA DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO, SUPERANDO A PÉSSIMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO À POPULAÇÃO;

CABE LEMBRAR QUE O PREFEITO DE SÃO LUÍS, JOÃO CASTELO, ALÉM DE NÃO CUMPRIR PROMESSAS DE CAMPANHA, MASSACRA A POPULAÇÃO, NÃO HONRANDO COMPROMISSOS FIRMADOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL, A EXEMPLO, DA EXIGÊNCIA POPULAR DE NÃO HAVER QUALQUER AUMENTO DA TARIFA, SEM ANTES GARANTIR A MELHORIA EFETIVA DO SISTEMA, SENDO CATEGÓRICA A CONCORDÂNCIA POR PARTE DE SEUS REPRESENTANTES.
CONCLAMAMOS A POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS A SE ORGANIZAR EM SEUS BAIRROS, SEGMENTOS SOCIAIS, SINDICATOS E ENTIDADES ESTUDANTIS CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS E CONVOCAMOS PARA ASSEMBLÉIA GERAL, NO SINDMETAL, À RUA SENADOR JOÃO PEDRO, Nº 173 CANTO DA FABRIL, PRÓXIMO AO MINISTÉRIO DA FAZENDA, NESTA SEGUNDA FEIRA, DIA 22.02.2010, ÀS 19h00 (SETE HORAS DA NOITE).
SÃO LUÍS, 18 DE FEVEREIRO DE 2010.

UNIÃO DE MORADORES NOVA REPÚBLICA; FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES COMUNITÁRIAS RURAIS; UNIÃO DE MORADORES DE ITAPERA; UNIÃO DE MORADORES DO MATO GROSSO; UNIÃO DE MORADORES DO TINDIBA; UNIÃO DE MORADORES DO RESIDENCIAL MAGNÓLIA I E II, RESIDENCIAL 2000; MOVIMENTO HIP HOP JOÃO PAULO COROADO; UESMA; UBES; UNE; CUCA DA UNE; DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UFMA; AJEDS; MOVIMENTO PASSE LIVRE SÃO LUÍS; JPT; UJS; COMISSÃO DE TRANSPORTE DO MARACANÃ; UNIÃO DE MORADORES VILA MENINO JESUS DE PRAGA; ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE MORADORES MATÕES TURU; CENTRO SOCIOEDUCACIONAL E CULTURAL DA VILA ISABEL CAFETEIRA.

ESTUDANTES DIZEM NÃO AO AUMENTO


O aumento do preço das passagens é GOLPE

Os usuários de transportes coletivos de São Luis foram apunhalados pelo prefeito João Castelo com um aumento absurdo no preço das passagens.

Além de ter um serviço de péssima qualidade, a população foi penalizada no bolso. Quando se esperava uma melhoria nos transportes, Castelo dá aumento para os empresários e prejudica os trabalhadores e estudantes.

Um aumento covarde, articulado na surdina sem diálogo com a população ou mesmo com a Câmara de Vereadores.

Vamos reagir, afinal merecemos respeito e temos direito a um transporte de qualidade.

Abaixo o aumento das passagens.

Pelo passe-livre para estudantes.

Pela tarifa social urgente aos domingos, conforme promessa de campanha de João Castelo.

Licitação publica e Pelo fim do monopólio

Vamos dizer não ao GOLPE dado para prejudicar o povo e beneficiar os empresários.

UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
UNIÃO DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DO MARANHÃO

DO BLOG DE WED WILSON: CONGRESSO DO PT ABRE "JANELA" PARA DOIS PALANQUES DE DILMA NO MARANHÃO

O 4º Congresso Nacional do PT, que ocorre em Brasília neste final de semana, aprovou o documento-base que vai guiar o partido nas eleições.

Intitulado “Os desafios de 2010: a vitória na eleição presidencial e o crescimento do PT”, o texto abre a possibilidade para dois palanques à campanha de Dilma Roussef no Maranhão: um do campo democrático, com a candidatura de Flavio Dino (PC do B), e outro do grupo Sarney.

Veja o que diz o item 11 da resolução:

"11. Devemos envidar todos os esforços no sentido de buscarmos candidaturas unitárias aos governos estaduais. Onde isso se revelar politicamente impossível, devemos construir um acordo de procedimentos durante a campanha, que permita a existência de dois palanques para a candidatura presidencial.”

A resolução reforça a busca de “alianças com todos os partidos da base de sustentação do governo.” Por essa diretriz, estão incluídos o PT, o PC do B e o PSB, prováveis parceiros da aliança em torno da candidatura de Flavio Dino ao governo do Maranhão.

O documento reitera o objetivo maior do PT, já proclamado por vários dirigentes, que é a eleição de Dilma Roussef à Presidência da República. O congresso petista delega à direção nacional do partido a direção da campanha nacional, articulada às campanhas estaduais.

No item 13, fechando o texto, a resolução afirma que “compete ao Diretório Nacional conduzir a política de alianças nacional e atuar em conjunto com as Direções Estaduais na definição das alianças estaduais. Ao Diretório Nacional compete decidir, em última instância, as questões de tática e alianças necessárias à condução vitoriosa da campanha nacional.”

Compete agora ao PT do Maranhão marchar firme e decidir pela aliança com o PC do B, construindo uma candidatura afinada aos interesses nacionais, sobretudo à eleição de Dilma Roussef.

DO BLOG DE WED WILSON
UMA DAS LIDERAÇAS DA CNB NO MARANHÃO MESMA TENDECIA DO LULA E QUE HOJE ESTA NA DIREÇÃO DO PT NO ESTADO E NACIONALMENTE

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ibope: Dilma passou Serra no Nordeste e no Norte


Entre dezembro último e este mês, a presidenciável Dilma Rousseff, do PT, ultrapassou José Serra, do PSDB, tanto do Nordeste como no Norte/Centro-Oeste, conforme a pesquisa Ibope/Diário do Comércio divulgada nesta quinta-feira (18). A informação não foi dada nem pelo diário que promoveu a pesquisa e nem pela grande mídia que a comentou. Mas está disponível no relatório do Ibope e você pode conferi-la no mapa que ilustra esta matéria.

Por Bernardo Joffily

Com informações do Ibope
Os dados regionais – e os sociais – ajudam a entender a pesquisa. Olhe o mapa ao lado. Ele mostra aonde Dilma foi buscar sua alta de oito pontos nacionalmente, bem acima da margem de erro, de dois pontos para cima ou para baixo; e aonde Serra perdeu dois pontos, dentro da margem de erro.

Os cenários regionais

Nem tudo são boas notícias para Dilma, que o PT deve lançar oficialmente como sua candidata no sábado. No Sul, a candidata do presidente Lula perdeu um ponto e seu adversário ganhou dois – ambos dentro da margem de erro. A vantagem de Serra, que já era de 17 pontos, aumentou para 20.

O resto foram boas notícias. No Sudeste, maior colégio eleitoral do país, a vantagem de Serra permanece grande, 22 pontos, mas caíu seis pontos.

Já no Nordeste e no Norte/Centro-Oeste ocorreu uma virada, segundo o Ibope. No fim do ano passado, segundo o Ibope, Serra tinha 16 pontos de vantagem no Nordeste e 11 pontos no Norte/Centro-Oeste. Agora está perdendo por cinco pontos numa região e por dois na outra.

Ciro Gomes, presidenciável do PSB – veja o mapa – segurou-se bem no Nordeste e até cresceu no Sul. Oscilou para baixo na contagem nacional devido essencialmente aos quatro pontos que perdeu no populoso Sudeste. Já Marina Silva, do PV, oscilou positivamente em todas as regiões, dentro da margem de erro. Seu melhor desempenho é no Norte, onde chegou a 11%.

Dilma caíu nos mais ricos... e subiu no resto

O relatório do Ibope também traz outras informações. Dilma subiu das capitais, de 18% para 27%, na periferia, de 16% para 23%, e no interior, de 17% para 25%. Avançou nas pequenas, médias e grandes cidades.

A petista perdeu dois pontos percentuais, de 25% para 23%, na faixa que ganha mais de dez salários mínimos por mês (que segundo o Ibope equivale a 3,6% do eleitorado brasileiro). Mas ganhou oito (de 21% para 29%) na camada seguinte, de cinco a dez mínimos. Outros oito na de dois a cinco. Ganhou seis pontos na de um a dois mínimos (a mais numerosa). E subiu 14 pontos, de 11% para 25%, na camada que ganha menos de um mínimo, a "faixa do Bolsa Família".

Ainda assim, o desempenho de Dilma nesta faixa repete a sua média: 25%. O que indica que há muito para crescer aí quando começar a campanha, já que é nas faixas mais pobres que a popularidade de Lula é maior.

José Serra, o virtual candidato da oposição conservadora (embora não tenha ainda assumido a candidatura), descreveu uma trajetória inversa. Consolidou-se na camada mais rica, passando de 43% para 44%. Mas teve seu maior tombo na faixa seguinte, de cinco a dez mínimos: uma perda de oito pontos, de 42% para 34%.

Por que Ciro sair é bom para Dilma

A pesquisa testou apenas dois cenários: um com Ciro – que comentamos até aqui – e outro sem Ciro. Neste último, Serra aparece com cinco ponto a mais (41%) e Dilma com três a mais (28%).

Dez entre dez analistas e jornalistas da grande mídia que comentaram estes números concluiram que, portanto, uma retirada de Ciro favoreceria Serra. Um dos mais enfáticos foi Sergio Kapustan, do próprio Diário do Comércio. "A retirada da candidatura de Ciro Gomes causaria um efeito exatamente oposto ao que espera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva", escreveu Kapustan.

Divirjo humildemente dessa impressionante unanimidade e fico com Lula. Esta é uma análise que não pode se contentar com os dados quantitativos globais, tem que entrar no detalhe.

Primeiro, porque o reduto de Ciro é no Nordeste, e é no Nordeste (por exemplo no Ceará, que elegeu o deputado do PSB com retumbante votação) que a avenida para o crescimento de Dilma está mais desimpedida: apenas um governador, o de Alagoas, está no palanque de Serra.

Segundo, porque durante a campanha Ciro teria que se diferenciar para crescer além dos 11% que o Ibope lhe atribui. E não poderia faze-lo com elogios ao governo Lula, que só ajudariam Dilma, e sim com críticas e/ou ataques.

Terceiro, porque os eleitores que não escolheram candidatos segundo o Ibope (disseram que votariam em branco, nulo ou não souberam escolher um candidato) somaram 20% no primeiro cenário (chegando a 23% na camada mais pobre) e 21% no segundo (25% na mais pobre). Estes indecisos, que possivelmente decidirão a eleição presidencial tendem a ser os mais disponíveis para ouvir o pedido de voto de Lula, cuja popularidade o Ibope confirmou, em um cenário polarizado; mas é mais fácil que dispersem suas escolhas em um quadro menos nítido.

Seria ingênuo acreditar que Luiz Inácio – um reconhecido prodígio em matéria eleitoral – esteja redondamente enganado em uma questão como esta. E mais ingênuo ainda supor que a cabala do "fica Ciro" tomou conta da mídia hegemônica com o intuito de ajudar Dilma.

Isto, mais até que os dois pontos perdidos desde dezembro e os seis desde setembro, deve estar frequentando as reflexões de Ciro Gomes depois deste Ibope. E também os de seu partido, que ele promete obedecer "docilmente".

Na espontânea, empate: 9% a 10%

Os números da pesquisa espontânea també merecem um comentário. Há empate técnico entre Serra (10%) e Dilma (9%), seguidos de longe pelo Tucano Aécio Neves (3%), enquanto os outros presidenciáveis não passam de 1%. Porém Lula lidera a espontânea, com 23%. E os que não escolheram ninguém chegam a 52% no Brasil e 63% na Região Sul, onde são mais numerosos.

Na espontânea Dilma tem seu pico nos homens (11%), na faixa entre 30 e 39 anos (11%), e sobe de 6% na faixa com escolaridade até a quarta série para 14% na de nível superior. Oscila entre 7% no Sul e 10% no Nordeste e Norte/Centro-Oeste.

Serra vai melhor nos homens (12%), nas faixas com mais de 40 e de 50 anos (11%), e também melhora de preformance conforme a escolaridade, de 8% para 15%. Vai de 5% no Nordeste a 12% no Sudeste e Norte/Centro-Oeste.

Quanto à renda, Dilma na espontânea tem seu pico nas faixas de mais de 10 salários mínimos (13%) e em especial de cinco a dez (14%), caindo para 10% e 8%, até chegar a 6% na faixa de até um salário mínimo. Serra alcança espetaculares 24% na votação espontânea dos que têm renda acima de dez salários mínimos; depois decresce escalonadamente, até chegar a 7% na vaixa que ganha menos de um mínimo.

E Lula, o campeão da espontânea? Ele segue o caminho inverso de Serra... e também de Dilma. Tem 13% na faixa de mais de dez mínimos, e sobe para 15%, 21%, 26%, até chegar a 29% na "faixa do Bolsa Família". O que confirma que, conforme os analistas já estão reconhecendo, não existe a mais ínfima base para profetizar que Dilma Rousseff "bateu no seu teto".

A pesquisa foi realizada com 2.002 eleitores a partir dos 16 anos entre os dias 6 a 9 de fevereiro, em 144 municípios de todo o Brasil. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo nº 3196/2010

Anúncio de pré-candidatura continua repercutindo na imprensa


Deputado anuncia na Câmara candidatura ao Governo do Maranhão
A campanha eleitoral deste ano já começou para o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA). Ele assumiu, em discurso na Câmara, que é candidato ao Governo do Maranhão. “Pela primeira vez, aqui desta tribuna que muito me orgulho ocupar em nome do nosso Estado, registro essa vontade do meu Partido, de que compareça às urnas com uma alternativa aos seis milhões e meio do maranhenses, que desejam e, mais do que isso, merecem um futuro que não seja a condenação ao Estado mais atrasado da federação.”
E disse que concorre ao cargo “com a crença de que haveremos de consolidar esse momento no Brasil e de construir também o momento igualmente alvissareiro, pleno de realizações de justiça, distribuição de riqueza, realização de sonhos dos milhões de maranhenses que anseiam com que efetivamente se realize esse destino que o nosso Estado tem pelas suas imensas potencialidades.”

Flávio Dino enumerou as qualidades do seu Estado - localização geográfica privilegiada, clima especial, excelente infra-estrutura, capacidade de integração regional e internacional – “como pré-condições para transpor os limites determinados pelos péssimos indicadores sociais em todos os planos para os quais voltemos o nosso olhar.”

“E é por isso que sustentarei com muito gosto e com muita honra a bandeira da mudança, da esperança do povo do Maranhão nas eleições de 2010”, afirmou, recebendo elogios e incentivos de vários colegas parlamentares.

Elogios e incentivos

O deputado Luiz Couto (PT-PB) disse que outras forças políticas progressistas deverão se juntar a Flávio Dino para que possa governar o Estado do Maranhão. Ele parabenizou o colega comunista pela indicação do nome para concorrer ao cargo e sugeriu os setores que precisam de avanços, como políticas para a juventude e a área tecnológica neste País.

“A esperança venceu o medo e vai agora fazer com que o Partido Comunista do Brasil possa crescer e ser uma grande força nesta Casa e no Senado Federal”, disse Couto, acrescentando que “tenho certeza de que os maranhenses dirão agora que o destino do Maranhão é Dino, que vai mudar aquele Estado, com certeza, e fico contente de que isso possa acontecer.”

Também o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) se manifestou sobre o anúncio feito por Flávio Dino. Ele, a exemplo dos demais parlamentares, lamentou o afastamento de Dino do parlamento, destacando-o “como magistrado integérrimo, nesta Casa passou a pontificar como uma das figuras de grande expressão (...) tem engenho e arte, talento fulgurante, visão dos problemas econômicos, sociais e políticos daquela unidade federada. Se chegar ao Palácio dos Leões, certamente haverá de realizar uma grande gestão em favor do povo maranhense.”

Marcondes Gadelha (PSB-PB) disse que “esse é um desafio à altura do seu talento, nobre Deputado Flávio Dino. O Maranhão é uma espécie de Brasil em miniatura conceitualmente, Estado que é sempre o Estado do futuro, com riquezas incomensuráveis, com potencial extraordinário, mas que tarda tanto em desabrochar. O Brasil era o país do futuro. Agora o futuro chegou finalmente ao Brasil, e a nossa expectativa é de que pelas suas mãos nós tenhamos uma aceleração das rodas do tempo, das coordenadas do tempo, e que o Maranhão se encontre com o seu grande destino”.

Proposta eleitoral

Flávio Dino já adiantou que o seu projeto político para o Maranhão atende ao que determina o novo projeto nacional de desenvolvimento, discutido pelo PCdoB, para que aprofunde a visão redistributiva: distribuir riqueza, distribuir poder, ampliar o controle social e ampliar a participação popular.

O parlamentar falou ainda sobre a necessidade de montar candidaturas com uma ampla mobilização popular e social. “O nosso partido é daqueles que acreditam que não há uma dissociação entre os vários planos de atuação política. Assim como a frente institucional, a luta social merece igual ênfase na perspectiva do nosso parte”, disse, anunciando apoio à realização nova Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT), depois de mais de 20 anos, e da Assembleia Nacional dos Movimentos sociais. Ambos os eventos estão marcados para os próximos meses de maio e junho.

“Nesse período haverá a mobilização dos sindicatos, de todas as seis centrais sindicais, dos movimentos sociais, destinada à definição de um programa que será apresentado aos candidatos a Presidente da República, representando essa visão de que precisamos aprofundar os traços vitoriosos nesse ciclo liderado pelo Presidente Lula, sobretudo a distribuição de riqueza e a construção da justiça social. E isso só se dará com a luta sindical, com a luta popular”, concluiu.

Da sucursal de Brasília
Márcia Xavier

PROPOSTA DE FLÁVIO DINO ELEVA MÍNIMO ACIMA DA INFLAÇÃO


Emenda a MP garante reajuste acima da inflação para o mínimo

Ao votar a Medida Provisória 474/09, que reajustou o salário mínimo para R$ 510, a Câmara poderá garantir que o reajuste de 2011 fique acima da inflação. Os parlamentares vão analisar uma emenda nesse sentido apresentada pelo deputado Flávio Dino (PCdoB-MA). Ele está preocupado com a regra que vincula o ganho real do mínimo ao crescimento da economia de dois anos anteriores.

"A MP prevê que, em janeiro de 2011, o reajuste do mínimo será dado de acordo com a variação do PIBIndicador que mede a produção total de bens e serviços finais de um país, levando em conta três grupos principais: - agropecuária, formado por agricultura extrativa vegetal e pecuária; - indústria, que engloba áreas extrativa mineral, de transformação, serviços industriais de utilidade pública e construção civil; e - serviços, que incluem comércio, transporte, comunicação, serviços da administração pública e outros. A partir de uma comparação entre a produção de um ano e do anterior, encontra-se a variação anual do PIB. de 2009, que será próxima a zero. Isso resultará na interrupção de uma política vitoriosa de aumento real do salário. A minha emenda prevê que haja um índice mínimo, no caso de 3%, ao qual se somaria a inflação acumulada, compondo um aumento real", explicou o deputado.

Para Flávio Dino, seria "incoerente" que o atual governo, que segundo ele mais promoveu a recuperação do poder de compra do salário mínimo, terminasse sem deixar um reajuste real para o piso salarial.

A MP que trata do assunto é relatada pelo deputado Pepe Vargas (PT-RS) e passará a trancar a pauta das sessões ordinárias em 19 de março.

Socorro
Uma outra emenda, de autoria do deputado Celso Maldaner (PMDB-SC), cria um fundo com recursos do Tesouro Nacional para socorrer municípios em que o reajuste do mínimo para R$ 510 possa causar desemprego. De acordo com o texto, o Fundo de Compensação do Salário Mínimo teria, em cada ano, R$ 500 milhões e funcionaria de 2010 até 2020.

Celso Maldaner destaca a necessidade de socorrer as prefeituras. Segundo ele, o aumento para R$ 510 terá um impacto muito grande e poderá inviabilizar o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal por muitos municípios. “Então, quero criar um fundo para poder compensar essa situação e para não gerar desemprego nas prefeituras", ressaltou.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

A POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS NÃO ACEITA O AUMENTO DE PASSAGEM

População rejeita aumento de passagem enviar imprimir
SÃO LUÍS - Passam dos 92% os ludovicenses que consideram injusto o aumento das tarifas dos ônibus urbanos em 14,47%; é de quase 70% a impressão de que as passagens, nos níveis atuais, já estão muito caras; em torno de 80% se queixam de que a elevação do custo do transporte vai comprometer o orçamento, e praticamente metade das pessoas admite que terá que diminuir suas idas e vindas. O fato é que caiu como uma bomba no colo do usuário a notícia de que a Justiça determinou um aumento linear de quase 15% no passe de ônibus, isso em tempos de salários congelados e de inflação anual na casa de um dígito.

Pesquisa Escutec/O Estado do Maranhão da semana ouviu 419 usuários do sistema de transporte coletivo urbano da capital maranhense, em diferentes pontos de fluxo da cidade, na quarta-feira passada. O ludovicense se revelou extremamente fragilizado, achando que a Prefeitura de São Luís deveria brigar na Justiça em defesa dos seus direitos, mas, ao mesmo tempo, vê “pouca firmeza” na autoridade municipal quando esta anuncia que vai à luta. Outra constatação é a de que todos viram a paralisação de advertência da semana passada, que durou seis horas, como um jogo de cena, a fim de criar ambiente para um aumento de tarifas.

Apenas 5,7% dos entrevistados consideram justo um aumento agora, de 14,47%, como determina a Justiça. 92,4% acham injusto esse nível de elevação e 1,9% não souberam opinar. Quanto às tarifas que ainda estão em vigor, 28,4% admitem que elas são justas, enquanto 68,7% dos usuários consideram-na “um pouco defasadas” ou “já são caras”, restando 2,9% dos que não têm opinião formada.

Orçamento

Os que afirmam que o orçamento pessoal ou familiar sofrerá um grande golpe chegam a 79,7%, mas, se levados em conta os que acham que, de alguma forma, as contas vão ficar mais apertadas, essa queixa se eleva a 97,1%, contra apenas 2,4% que desconsideram essa possibilidade.

Quando a pergunta é direta, sobre se com a nova tarifa o usuário vai ou não ter que diminuir suas idas e vindas, chega-se à conclusão de que metade dos ludovicenses acha que ficará mais em casa ou, de outra forma, procurará alternativas. Os que dizem que terão que circular menos somam 48,9% e os que acham que manterão a rotina, apesar do aperto no orçamento, somam 49,6%.

Praticamente 90% dos entrevistados são da opinião de que a Prefeitura deveria entrar na Justiça, até a última instância, para tentar barrar esse aumento, mas, ao mesmo tempo, 77,1% dizem não “sentir firmeza” quando se anuncia que a autoridade municipal comprará a briga contra os donos dos ônibus.

Outro sintoma de que o usuário vê o aumento como fato consumado é que 61,8% dos que responderam à pesquisa dizem que a greve de advertência da semana passada foi encenação, com o intuito de criar ambiente para a elevação das tarifas. Apenas 31,3% acham que a paralisação foi mesmo de iniciativa dos motoristas e que o fato de ela ter acontecido há poucos dias da decisão da Justiça foi pura coincidência.


Ônibus ruins

No calor da discussão sobre o aumento das tarifas, o ludovicense avalia como ruim o serviço prestado pelas empresas que detêm as linhas do transporte urbano da capital. A qualidade dos ônibus é ótima e boa apenas para 19,8% dos que opinaram, contra 47% dos que acham que é ruim e péssima. Um terço dos usuários dizem que os ônibus, pela sua conservação, higiene, superlotação e urbanidade dos motoristas, são apenas regulares.

O ludovicense ainda acha que os empresários dos transportes coletivos urbanos se esforçam muito pouco pela melhoria dos serviços. Também a autoridade municipal é vista como pouco atenta à questão. Os usuários consideram que os probelmas só crescem, na medida em que 43% avaliam que os ônibus estão a cada dia piores e metade disso acha que há alguma evolução no setor.
Jornal O Estado do Maranhão

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

FLÁVIO DINO PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO


Pré-candidatura ao Governo do Estado
JORNAL PEQUENO

Flávio Dino confirma em Brasília que será candidato a governador do MA

9 de fevereiro de 2010 às 08:41

Em discurso na tribuna da Câmara, o deputado federal Flávio Dino (PCdoB) confirmou ontem a sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão. A declaração do parlamentar maranhense é sustentada pela deliberação do Comitê Central do seu partido, o PCdoB, que, reunido neste final de semana, definiu, entre outras coisas, apoiar “o partido no Maranhão na luta para viabilizar a candidatura de Flávio Dino ao governo daquele estado, considerando as circunstâncias eleitorais no âmbito nacional”.

Durante a reunião em São Paulo, o PCdoB aprovou uma resolução política acerca das eleições de 2010 por meio da qual reforça a necessidade de consolidar o modelo de desenvolvimento do país iniciado em 2002 com o governo Lula e, ao mesmo tempo, viabilizar a renovação política em estados como o Maranhão, ao defender a candidatura de Flávio Dino ao Governo do Estado como uma das prioridades do partido para as eleições deste ano.

“Há a afirmação da Direção Nacional do PCdoB de que é projeto partidário prioritário a eleição para o Governo do Estado do Maranhão, com a busca de construção de alianças políticas e sociais que sustentem esse projeto progressista, democrático, popular no Maranhão”, discursou Flávio Dino. Segundo o deputado, sua candidatura ao Governo do Maranhão faz parte, agora, de uma resolução nacional do PCdoB, tendo a necessidade de renovar e construir um ciclo de desenvolvimento diferenciado no Maranhão.

Durante o seu discurso, Flávio Dino foi aparteado pelos deputados Luiz Couto, Mauro Benevides e Marcondes Gadelha que elogiaram a resolução do PCdoB. “Fico contente porque Vossa Excelência se coloca à disposição do seu partido, e acho que outras forças políticas progressistas deverão se juntar a Vossa Excelência para possa governar o Estado do Maranhão”, pontuou Luiz Couto (PT/PB). Mauro Benevides (PMDB/CE) disse que Flávio Dino “tem engenho e arte, talento fulgurante, visão dos problemas econômicos, sociais e políticos daquela unidade federada. Se chegar ao Palácio dos Leões, certamente haverá de realizar uma grande gestão em favor do povo do Maranhão”, reconheceu.

Marcondes Gadelha (PCS/PB) também destacou a importância da deliberação do PCdoB. “O Brasil era o país do futuro. Agora o futuro chegou finalmente ao Brasil, e a nossa expectativa é de que pelas suas mãos nós tenhamos uma aceleração das coordenadas do tempo, e que o Maranhão se encontre com o seu grande destino, com o seu extraordinário futuro, definitivamente”, disse.

Flávio Dino disse que nesta semana estará em São Luís participando de eventos promovidos pelo PT e mantendo contatos com lideranças dos movimentos sociais. “Sustentarei com muita honra a bandeira da mudança, da esperança do povo do Maranhão, nas eleições de 2010”, concluiu Flávio Dino.

COMITÊ CENTRAL DO PC DO B REAFIRMA A PRÉ-CANDIDATURA DE FLÁVIO DINO AO GOVERNO


Resolução do PCdoB sobre a tática eleitoral
Matéria do site VERMELHO

PCdoB define seu projeto eleitoral

Reunidos neste final de semana em São Paulo, os integrantes do Comitê Central do PCdoB aprovaram um documento no qual traçam as diretrizes do projeto eleitoral do Partido para 2010. O texto salienta que o processo "exige ampla unidade de forças políticas e sociais em torno de uma candidatura e na elaboração programática que a sustente". Esta candidatura única, segundo o documento, deve dar "continuidade ao projeto político iniciado em 2002 com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva".

Veja abaixo a íntegra da resolução do Comitê Central do PCdoB

Examinando o quadro político brasileiro neste período que antecede as eleições gerais de 2010 o PCdoB decide:

1) Lutar para garantir a vitória do empreendimento político das forças progressistas da Nação dando continuidade ao projeto político iniciado em 2002 com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente do Brasil. Esta luta, que se dá em situação favorável, visa impedir o retrocesso neoliberal, aprofundando as mudanças na construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento, para que o Brasil continue trilhando o caminho da soberania nacional, da democracia, da valorização do trabalho e da integração regional. Este processo exige ampla unidade de forças políticas e sociais em torno de uma candidatura e na elaboração programática que a sustente;

2) Lutar para ampliar significativamente a bancada comunista na Câmara dos Deputados a fim de que o Partido possa ter maior presença e projeção no quadro político brasileiro;

3) Lutar para que sejam eleitos senadores comunistas e assim se configure o fato inédito da existência uma bancada comunista no Senado da República;

4) Apoiar o Partido no Maranhão na luta para viabilizar a candidatura de Flávio Dino ao governo daquele Estado, considerando as circunstâncias eleitorais no âmbito nacional;

5) Lutar para que se amplie de forma expressiva a presença dos comunistas nas Assembléias Legislativas e na Câmara Legislativa do DF com a eleição de deputados estaduais e distritais comunistas;

6) Impulsionar ampla mobilização popular e social visando assegurar um maior protagonismo do povo no atual contexto político. Neste sentido, é de fundamental importância a mobilização dos comunistas em torno da preparação e da realização da CONCLAT e da Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais;

7) Reforçar a tarefa partidária para o êxito da participação das mulheres nas candidaturas nas Assembléias Estaduais e na Câmara Federal visando assegurar a cota mínima de 30%.

Finalmente, o Comitê Central conclama os militantes e filiados, o conjunto das organizações partidárias a se empenhar com entusiasmo para dotar o Partido das condições e apoios necessários ao êxito de seu projeto eleitoral e contribuir com a nova vitória do povo na sucessão presidencial.

São Paulo, 7 de fevereiro de 2010

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

SERRA É O PEDÁGIO E DILMA É O CAMINHO

Os ataques ao PC do B

Não é e não será nem uma surpresa os ataques que o PC do B maranhense vem sofrendo. Em um Maranhão que vive uma sombria situação de retrocesso com Roseana Sarney, governadora e João Castelo prefeito da Capital, é óbvio que neste cenário em que o PC do B faz oposição ao desgoverno de Castelo na prefeitura e coloca o seu principal quadro a disposição do povo do estado como pré-candidato ao governo. Sinalizando assim uma perspectiva de luz para sair dessa terrível sombra em que vivemos hoje e assim apontando novos rumos, com um projeto para o desenvolvimento social-econômico do Estado e distribuição de renda.
Esses ataques a um partido que a maior parte de sua vida viveu sobre a perseguição das forças conservadores e atrasados deste país mais sempre resistiu e continua vigoroso e renovado com seus 87 anos.
Frente a isso a demarcação do campo democrático e popular apontado por aqueles mesmos que atacam o PC do B e qualquer perspectiva de mudança que possa aparecer neste estado motivando a militância na luta ao fraudulento governo de João Castelo e no apontamento de novos rumos aos maranhenses.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Partido Comunista do Brasil – Comitê Municipal de São Luís- NOTA


“O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) frente à matéria veiculada no jornal O Estado do Maranhão, na edição de 30/01/2010, vem a público reafirmar seus compromissos de respeito aos mecanismos democráticos e constitucionais vigentes, reafirmando nossa história de luta em defesa do povo brasileiro e tecer de forma específica as seguintes considerações:

1. As emendas parlamentares representam uma conquista do Poder Legislativo no tocante à participação nas decisões orçamentárias. A Câmara Municipal de São Luís conquistou esse expediente fruto de uma luta contra a centralização administrativa. Todos os 21 vereadores tiveram a garantia da prerrogativa de emenda parlamentar, em 2009, independente de ser oposição ou governo.

2. Os vereadores Fernando Lima e Rose Sales cumpriram todos os critérios para indicação das emendas, no prazo legal (primeiro semestre de 2009), entretanto, a mudança de regra pela Prefeitura de São Luís em dezembro levou o Parlamento Municipal a necessidade de apresentar entidades para gerir os recursos.

3. O PCdoB considera incorreta a indicação de emendas para entidades não governamentais, cuja direção tenha parentes de parlamentares. Inclusive, irá através de seus vereadores, apresentar imediatamente, um projeto de lei que vede esta prática, e corrija a ausência de legislação municipal, a exemplo do que já acontece na esfera federal.

4. Os nossos parlamentares fiscalizarão a aplicação e a prestação de contas de todos os recursos recebidos pelas entidades, que gozam de idoneidade pública e relevantes serviços prestados e apresentarão à sociedade civil e aos órgãos competentes.

5. O PCdoB ressalta que o exercício parlamentar dos vereadores Fernando Lima e Rose Sales são assentados nos nossos princípios programáticos e na defesa da justiça social.

6. Por fim, o PCdoB reafirma sua postura de oposição ao Governo Castelo, que questionamos legitimamente na Justiça eleitoral, não havendo qualquer mudança de posição partidária em razão de Emendas Parlamentares.

São Luís, 1º de Fevereiro de 2010.

Comissão Política Municipal do PCdoB São Luís.”

"Adesão de Humberto ainda é dúvida"

Enquanto a mídia alinhada ao governo do estado insiste em informar que o prefeito de Caxias Humberto Coutinho já teria aderido a governadora Roseana Sarney, nos bastidores informações de comunistas ligados a Flávio Dino dizem o contrário.

“As informações que tenho até agora não confirmam a adesão”, disse ao blog do Elias Lacerda, o empresário e ex-vice-prefeito de Timon, João da Gráfica, atual presidente da executiva do PC do B no município.

Também fontes do blog da vizinha Caxias dão conta também Humberto Coutinho nunca deixou de se comunicar e manter conversas com Flávio Dino. Inclusive os dois teriam se encontrado no último final de semana naquela cidade.

Afinal, quem está com a verdade?

Quem poderia esclarecer toda essa história seria o próprio prefeito Humberto, mas o homem é um túmulo. Enquanto ele não fala, haja especulações...

DO BLOG ELIAS LACERDA
PORTAL DE AZ

"E ASSIM VAI A CANDIDATO DO PIG"

BOAS NOVAS AO MARANHÃO


“Carta ao Povo do Maranhão”Ao longo da história do nosso Partido, sempre estivemos em busca dos mesmos objetivos: desenvolver o Brasil, com soberania e justiça social. Do mesmo modo, temos muita fé no Maranhão. Não nos conformamos com a amarga contradição que marca a nossa realidade: temos rios, mar, campos, terras férteis, povo trabalhador e empresários empreendedores; mas mesmo assim nosso estado ocupa o último lugar em desenvolvimento e convivemos com injustificáveis níveis de pobreza e exclusão social.

Essa situação é tão forte que às vezes parece invencível. Mas isso não é verdade. Nós não precisamos e não devemos nos conformar com essa realidade. O governo Lula deu o exemplo e mostrou ao Brasil e ao mundo que é possível, sim, mudar, diminuir a pobreza e ao mesmo tempo gerar desenvolvimento. Queremos fazer no Maranhão o que Lula está fazendo no Brasil.

Hoje o Maranhão quer mudanças, que nos permitam olhar para frente, com esperança, com otimismo, confiantes de que estamos no caminho certo em direção a um futuro melhor para nossas famílias. Mudança para valer, que transforme o nosso imenso potencial humano e natural em prosperidade para todos.

O Maranhão precisa de um novo projeto de desenvolvimento, aberto a todos, que aproveite o que há de melhor na capacidade criativa dos nossos trabalhadores, dos nossos empresários, da nossa comunidade acadêmica, para gerar novas soluções para antigos problemas, priorizando os mais pobres, os pequenos, os tradicionalmente esquecidos, com honestidade e participação popular.

Esse projeto será obra de um grande movimento das forças políticas progressistas, da sociedade civil, de todos os homens e mulheres de boa vontade. Há um chamado para que não apenas viremos a página da história, mas escrevamos um novo livro: o livro do Maranhão forte, democrático, justo e desenvolvido.

Por isso, conclamamos todas as forças que querem transformar o nosso estado para melhor a se unirem em defesa do Maranhão.

Façamos um amplo debate político, visando à elaboração coletiva de uma proposta capaz de mudar o Maranhão. E mobilizemos todo o povo para a grande tarefa que a história nos desafia a desempenhar.